Single Blog Title

This is a single blog caption
25 maio

4 locais para fazer rapel e escalada no Rio de Janeiro

Nesse post você vai conhecer os lugares mais incríveis da Cidade Maravilhosa para praticar esportes ao ar livre!

Amantes de rapel e escalada, munidos de equipamentos adequados e espírito aventureiro, estão sempre em busca de locais favoráveis o ano todo para a prática de esportes. O Rio de Janeiro, conhecido por suas praias exuberantes, atende a esses requisitos: a cidade é um dos melhores locais para caminhadas, escaladas e alpinismo, contando com uma ampla quantidade de vias esportivas.

A Cidade Maravilhosa possui características geográficas excelentes para a prática de rapel e escalada, atividades de aventura na natureza cada vez mais populares. Com suas florestas no meio do cenário urbano, diversas trilhas, encostas, rochas de granito e vistas esplêndidas, o Rio é o destino certo para quem está em busca de aventura de diversos graus de dificuldade.

● Morro da Urca

Foto: Marcelo Puga

Foto: Marcelo Puga

O rapel no Morro da Urca é o mais leve. A descida dura aproximadamente 2o minutos e é ideal para quem está começando a praticar o esporte. Ainda assim, é recomendado o uso de cordas e o acompanhamento de profissionais.

O local conta com dois setores principais, face sul e face norte, somando mais de 50 vias. Na face sul estão os famosos Coloridos, trecho altamente recomendado para iniciantes em escaladas, por se tratar de uma via de fácil acesso.

● Morro da Babilônia

Foto: site Kmon Adventure

Foto: site Kmon Adventure

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Outro point muito frequentado por praticantes de rapel e escalada é o Morro da Babilônia. O local possui grande facilidade de acesso e graduação variando de fácil à mediana.

O Morro da Babilônia é uma boa pedida para quem está escalando pela primeira vez no Rio. Além de ser uma escalada rápida, é possível vislumbrar cartões-postais do Rio, como a Praia Vermelha e o Pão de Açúcar.

● Escalada no Corcovado

Foto: site RocksInRio

Foto: site RocksInRio

Um dos locais mais belos da cidade, o Corcovado possui aproximadamente 150 metros de escalada bem variada, com lances de oposição, agarras, aderência e horizontais.

Para chegar até a base da via (localizada 500 m acima da cidade) é preciso percorrer um trajeto de 20 minutos a partir das Paineiras. A escalada termina aos pés do Cristo Redentor. O Corcovado está dentro do Parque Nacional da Tijuca, conhecido por suas trilhas e paisagem natural exuberante no meio da cidade.

● Pedra da Gávea

Foto: site aloriodejaneiro.com

Foto: site aloriodejaneiro.com

A Pedra da Gávea é um dos points mais procurados para prática de rapel e escalada no Rio. Além de ser um local místico, lá do do alto podemos vislumbrar as principais montanhas da cidade, além da Baía de Guanabara, Ipanema, Leblon, São Conrado e Barra da Tijuca.

Na Trilha da Pedra da Gávea tradicional os desafios são a grande subida de cerca de duas horas e meia e um trecho de escalada de nível básico chamado Carrasqueira, onde é possível e mais seguro fazer rapel. A caminhada é íngreme e apresenta vários obstáculos naturais.

Especialistas alertam para o uso de equipamento seguro e de qualidade

Para praticar alpinismo, escaladas e rapel, aconselha-se uso de cordas e equipamentos adequados para a descida de paredões, montanhas e vãos livres. A grande causa de acidentes em montanhismo é a falha de equipamentos, além de falta de acompanhamento profissional e despreparo para praticar o esporte.
A loja Nerea atua no ramo de esportes de aventura e conta com uma linha completa para o segmento, com as melhores marcas e material de alta qualidade. Na loja virtual você encontra preços mais acessíveis e realiza suas compras com segurança, garantia e comodidade.

 

Via A cara do Rio.

 

Deixe um comentário